Iguape e São Miguel ganharão novas unidades de saúde

Comunidade do São Miguel
Arquivo/JBO/Mauricio Maron

As comunidades dos bairros do Iguape e São Miguel, localizados na zona norte de Ilhéus, vão contar com novas unidades básicas de Saúde. As obras de construção foram autorizadas pelo prefeito Jabes Ribeiro, durante ato público de assinatura de ordens de serviço realizado nesta quinta-feira, 7, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá. O gestor também determinou a reforma e ampliação dos postos dos distritos rurais de Castelo Novo e Couto e do Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no bairro Hernani Sá.

Esses serviços representam investimento, com recursos federais e do município, de R$ 1.150.000,00, a fim de ampliar e melhorar a rede básica de atenção à saúde, e beneficiar a zona norte, área que abriga boa parcela da população de Ilhéus. As obras estão a cargo da empresa LB Intermediação e Agenciamento de Serviços, responsável pela mão de obra, e da HP, que fornecerá o material para construção.

Durante a solenidade, o prefeito lembrou que, somente no ano passado, foram reformadas unidades de saúde nos bairros Ilhéus II, Malhado (Centro de Saúde Sarah Kubitscheck), Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Iguape. “Sem contar as inúmeras melhorias na rede de postos da zona rural, como em Inema, Pimenteira, Banco Central”, enfatizou.

Os novos postos vão seguir o modelo do Ministério da Saúde, contendo salas de triagem, vacinação, consultório médico, farmácia, entre outras. As unidades que serão reformadas e ampliadas passarão por serviços como melhorias nos telhados, climatização, manutenção das redes elétrica e hidráulica, troca de portas e janelas e pintura.